dieta metabolica

O metabolismo pode ser definido como um conjunto de transformações químicas com gasto energético, ou seja, é a forma como nosso organismo converte calorias em energia para utilizarmos nos nossos processos vitais. Assim, quanto mais acelerado o nosso metabolismo, maior será o gasto calórico, o que contribuirá para a redução do peso corporal.

Seguindo esse princípio, as norte-americanas Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos, criaram a Dieta Metabólica. Essa dieta baseia-se no fracionamento da alimentação durante o dia, evitando, deste modo, que o nosso corpo fique longos períodos em jejum, ajudando o nosso metabolismo a se manter acelerado.

A prática de exercício físico também é incentivada na Dieta do Metabolismo, pois quando aumentamos a nossa massa muscular, também aumentamos o nosso metabolismo, já que gastamos energia para realizar os exercícios.

anemia tratamento caseiro

Como é o cardápio da Dieta metabólica?

A alimentação é baseada no consumo de alimentos como: frutas, legumes e verduras, carnes magras (como peixe e frango), ovo, queijo branco (como ricota, cottage, etc.), cereais e grãos integrais, leites e derivados desnatados e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc.), já que estes alimentos demoram mais para serem digeridos e, assim, aumentam a nossa sensação de saciedade e ajudam a acelerar o metabolismo. O consumo de oleaginosas (nozes, castanha do pará, etc.), e demais alimentos ricos em gorduras do bem também fazem parte da dieta metabólica ou dieta do metabolismo.

Os seguidores desta dieta devem, ainda, consumir o suco de um limão diluído em água a fim de acelerar o metabolismo.


O que evitar na dieta metabólica?

O consumo de alimentos como doces, açúcar branco, pães, bolos e biscoitos, arroz branco, entre outros, são desestimulados, pois após serem ingeridos, esses alimentos são rapidamente digeridos e absorvidos, nos deixando saciados por menos tempo.

anemia tratamento caseiro

Apesar de essa dieta estimular o fracionamento das refeições e o consumo de alimentos integrais, além de frutas e outros alimentos saudáveis, devemos tomar cuidado! Cada pessoa possui necessidades energéticas e de nutrientes diferentes, devendo seguir uma alimentação de acordo com suas necessidades nutricionais. A melhor opção é procurar um nutricionista que poderá lhe oferecer uma dieta individualizada de acordo com as suas necessidades e realizar a prática regular de atividade física.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *